Leão da Vila Municipal joga no Carlos Zamith com vantagem mínima construída no Tocantins e busca seguir vivo na luta pelo acesso à Série C
O Nacional entra em campo neste domingo (28) para decidir uma vaga na terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Pelo jogo de volta da segunda fase, o Leão da Vila Municipal recebe o Araguaína-TO às 16h (de Manaus), no estádio Carlos Zamith, em Manaus.
No confronto de ida, disputado no último domingo (21), o Nacional venceu por 1 a 0 no estádio Mirandão, no Tocantins, com gol de Erick Varão, abrindo vantagem no primeiro duelo da história entre as equipes. Com isso, o Naça joga pelo empate para avançar. Já o Araguaína precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis, ou por dois ou mais gols para garantir a classificação no tempo normal.
Quem avançar no placar agregado encara na terceira fase o Capital-DF, que eliminou a Aparecidense-GO no último sábado (27). Além da vaga, a classificação também garante ao clube presença na Série D de 2027, caso não conquiste o acesso à Série C.
Os torcedores já podem garantir presença de forma exclusivamente online, por meio do site Ingresso de Vantagens. Não haverá venda física de ingressos no estádio. Os bilhetes custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A partida terá transmissão ao vivo, com imagens, pelo canal Metrópoles Esportes, no YouTube.
Mesmo atuando fora de casa, o Nacional mostrou solidez e foi superior em boa parte do duelo de ida, construindo uma vantagem importante para decidir diante da torcida. Outro ponto positivo foi o sistema defensivo: após quatro partidas, o time voltou a sair de campo sem sofrer gols. Como mandante na Série D, o Leão soma três vitórias, um empate e uma derrota. Agora, conta com a força da torcida e o bom momento para confirmar a classificação.

O principal desfalque segue sendo o zagueiro Thiago, que sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho durante a final da Copa Norte contra o Paysandu. O defensor passará por cirurgia e só deve voltar aos gramados em 2027. A dúvida fica por conta do volante Rodrigo, que desfalcou a equipe no primeiro confronto e segue sendo avaliado.
O elenco ganhou três reforços nesta semana: o goleiro Eugênio Neto, ex-Manaus, o zagueiro Gabriel Recife, ex-Icasa-CE, e o meia colombiano Andrés “Rifle”, ex-XV de Jaú-SP, foram contratados, regularizados no BID da CBF e ficam à disposição para estrear.
Com manutenção da base do jogo de ida, o técnico Júlio César Nunes deve mandar a campo: Igor Rayan; Ryan Santos, Fredson, Michel Custódio e Mateus Muller; PH, Erick Varão, Kaio Wilker e Renanzinho; Rafa Marcos e Caio Mancha.

O Araguaína viu cair sua invencibilidade como mandante na Série D e agora terá uma missão difícil em Manaus. Para buscar a classificação, o Tourão do Norte aposta no seu forte poder ofensivo. A equipe tocantinense marcou 31 gols na competição até aqui, sendo o segundo melhor ataque de seu grupo e um dos mais eficientes de toda a Série D.
Como visitante, soma três vitórias e duas derrotas. Para o duelo decisivo, o técnico Léo Goiano terá um desfalque importante. O meia Alan Calbergue, expulso na partida de ida, cumpre suspensão automática e está fora.
Apesar da desvantagem, o treinador demonstrou confiança em uma reação fora de casa. Uma provável escalação do Araguaína tem: Murillo; Kevin, Neto, Eduardo e Gabriel William; Giovani, Pantera e Gustavo Gomes; Viana, Thalyson e Kennedy.

Árbitro: Emerson Souza Silva (BA)
Árbitro Assistente 1: Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA)
Árbitro Assistente 2: Patrícia dos Reis do Nascimento (BA)
Quarto Árbitro: Raimundo José Azevedo de Medeiros (AM)
Analista de Campo: Edmar Campos da Encarnação (AM)
