As frentes de trabalho de recuperação asfáltica e limpeza urbana do programa “Manaus que a Gente Cuida”, realizado pela Prefeitura de Manaus, avançam, neste sábado, 27/6, transformando o cenário do bairro Cidade de Deus, na zona Norte.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a megaoperação integrada da Prefeitura de Manaus concentra um robusto contingente de trabalhadores e maquinários na comunidade para executar serviços de recuperação asfáltica, drenagem, capinação e varrição ao longo de todo o fim de semana.
Na área de infraestrutura, a Seminf mobiliza aproximadamente 120 trabalhadores, 23 equipamentos e 180 toneladas de massa asfáltica para mudar a realidade das ruas do bairro. O gerente de Obras da pasta na região, Pio Souza, explicou que os trabalhos iniciados, na última quinta-feira, marcam o início de um planejamento intensivo para o período de estiagem na capital.
Neste sábado, os serviços estavam concentrados no recapeamento da rua Santa Gertrúdes, assim como na confecção de meio-fio e sarjeta.
“Esse programa da prefeitura vem para impactar toda a cidade, todas as zonas. Nos próximos três meses, haverá muita obra na cidade. Manaus virará um grande canteiro de obras e realização”, destacou Pio Souza, estimando que o impacto inicial alcance, ao menos, cem vias na comunidade.
Simultaneamente às obras de pavimentação, mais de 200 servidores da Semulsp atuam em mutirão de zeladoria pelas vias e becos da localidade. Os serviços não pararam neste sábado e vão seguir por todo final de semana.
“Nós estamos com cem homens aqui, andando em todas as ruas, fazendo capina, varrição, podagem, cuidando das ruas. E eles vão ficar aqui até terminar todas as ruas para deixar todo o bairro limpo”, detalhou o subsecretário da Semulsp, Laurimar Costa, reforçando o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Moradores comemoram
Para quem enfrentava problemas de infraestrutura no bairro Cidade de Deus, a presença massiva das frentes de trabalho, neste sábado, representa o fim de uma longa espera. A aposentada e comerciante Clarice de Oliveira Souza, de 72 anos, relata, emocionada, a transformação na porta de casa.
“A nossa rua estava cheia de buracos! Quando a concessionária de água entrou aqui, mais buraco ficou. Agora, a prefeitura chegou, ajeitou tudo. Temos o nosso asfalto novo”, comemorou.
A autônoma Eliana Rodrigues também destacou o alívio com o fim dos transtornos causados pelo antigo estado da via e pelos alagamentos. “A gente estava precisando dessa reforma na rua, para os carros era impossível entrar aqui, muito buraco. Água vinha, entrava nas casas e, agora, não mais. Está um tapete agora”, completou.
Mais ações integradas
Além do forte impacto na infraestrutura e na limpeza urbana liderado pela Seminf e Semulsp, o programa “Manaus que a Gente Cuida” também leva serviços essenciais de cidadania para o bairro. Entre os destaques está o atendimento da Carreta da Mulher, que oferece exames como mamografia e preventivo diretamente na comunidade até o dia 3 de julho.
A operação integrada, que envolve nove órgãos municipais com ações de atualização do CadÚnico, atendimentos de saúde e orientações habitacionais, segue com programação ampliada até este domingo, 28/6, quando as atividades no Cidade de Deus serão encerradas com a realização da edição itinerante do projeto Faixa Liberada, promovendo esporte e lazer para as famílias da região.
— — —
Texto – Geraldo Farias/Semcom
Fotos – Carlos Oliveira/Gabinete-Prefeito e Valdo Leão/Semcom
