Close Menu
  • Início
  • Manaus
  • Fofocas
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
Facebook X (Twitter) Instagram
Portal – Manaus na Depressão
Facebook X (Twitter) Instagram
FALE COM A GENTE
  • Início
  • Manaus
  • Fofocas
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
Portal – Manaus na Depressão
Home»Manaus»Prefeitura de Manaus promove caminhada de combate à violência contra a pessoa idosa em alusão ao Dia D da operação ‘Virtude’
Manaus

Prefeitura de Manaus promove caminhada de combate à violência contra a pessoa idosa em alusão ao Dia D da operação ‘Virtude’

adminBy adminjunho 26, 2026Updated:junho 26, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Prefeitura de Manaus promove caminhada de combate à violência contra a pessoa idosa em alusão ao Dia D da operação ‘Virtude’
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), realizou, nesta quinta-feira, 25/6, uma caminhada em alusão ao Dia D da operação “Virtude”, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), e ao “Junho Violeta”, campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A mobilização aconteceu na avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital, reunindo centenas de pessoas idosas, representantes de instituições que integram a rede de proteção, parceiros e moradores da comunidade.

A caminhada percorreu aproximadamente dois quilômetros e simbolizou o compromisso coletivo com o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Durante o percurso, os participantes levaram às ruas uma mensagem de conscientização sobre a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos da pessoa idosa, chamando a atenção da população para a necessidade de denunciar casos de violência, negligência, abandono, discriminação e qualquer outra violação de direitos, reforçando o fortalecimento da rede de proteção.

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso da gestão do prefeito Renato Junior com a promoção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e à defesa dos direitos da pessoa idosa.

“O ‘Junho Violeta’ é um chamado para toda a sociedade. Precisamos combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa e fortalecer uma cultura de respeito, cuidado e valorização de quem tanto contribuiu para a construção da nossa cidade. Essa é uma prioridade da gestão do prefeito Renato Junior”, afirmou.

#paratodosverem – Equipe da FDT e moradores durante caminhada

Presente na mobilização, o promotor de Justiça, Mirtil Fernandes do Vale, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), ressaltou que a caminhada é uma importante ferramenta para conscientizar a população sobre uma realidade que ainda preocupa no Estado e reforçar a necessidade do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

“O objetivo desta caminhada é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de combater a violência contra a pessoa idosa, uma realidade que ainda preocupa no Amazonas. É importante lembrar que grande parte dessas violências acontece dentro do ambiente familiar, mas elas também podem ocorrer em instituições financeiras, unidades de saúde e em outros espaços. Precisamos fortalecer a conscientização e a proteção porque todos nós, um dia, iremos envelhecer e poderemos estar sujeitos a esse tipo de violação de direitos”, destacou.

A moradora do bairro Cidade Nova, Nívea Oliveira, de 47 anos, participou da mobilização e ressaltou a importância da iniciativa promovida pela Prefeitura de Manaus para ampliar a conscientização da população.

“É muito importante ver a Prefeitura de Manaus promovendo ações como essa, que levam informação para as ruas e fazem as pessoas refletirem sobre o respeito e o cuidado que devemos ter com a pessoa idosa. Quanto mais a população conhece os direitos, mais preparada ela fica para combater qualquer tipo de violência”, destacou.

Campanha 

A campanha “Junho Violeta” tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, incentivando a denúncia de casos de abuso físico, psicológico, patrimonial, financeiro, institucional e de negligência. A iniciativa também busca fortalecer a rede de proteção e ampliar o conhecimento da população sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa.

Ao longo do mês, a Fundação Doutor Thomas promoveu uma série de ações educativas e de mobilização social em diferentes regiões da cidade, levando informação e conscientização para milhares de pessoas e reforçando o compromisso da Prefeitura de Manaus com a proteção, a valorização e a garantia dos direitos da pessoa idosa.

—– —– —-
Texto e fotos – Fábio Simões/FDT



Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Prefeitura inicia programa ‘Manaus que a Gente Cuida’

junho 25, 2026

Prefeitura de Manaus inicia operação de ampliação de drenagem na comunidade Parque Riachuelo, no Tarumã

junho 25, 2026

Prefeitura intensifica operação ‘Centro Mais Seguro’ no Centro

junho 25, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Início
  • Manaus
  • Fofocas
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
© 2026 MND. Produzido por MND.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.