O sistema faz parte do programa Água Boa, que amplia a oferta de água potável
Manaus (AM) – Nove comunidades ribeirinhas afetadas pela estiagem receberam unidades de Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam) do programa “Água Boa” – mais sete equipamentos estão em processo de montagem. Estas iniciativas são parte integrante da Operação Estiagem 2023, que acontece por meio da Defesa Civil do Estado, visando fornecer água potável às comunidades ribeirinhas prejudicadas pela seca.
As Etam’s foram instaladas em embarcações e já estão em pleno funcionamento. Elas têm a capacidade de atender até 1.000 pessoas por dia com água potável. Até o momento, os oito municípios beneficiados por essa ação humanitária são: Careiro da Várzea, Uarini, Tefé, Parintins, Japurá, Manaquiri, Manacapuru e Autazes, que a partir da instalação, passam a ter acesso contínuo a recursos hídricos de qualidade.
Para o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Máximo, as Estações de Tratamento de Água Móvel facilitam a rotina de moradores da região que enfrentam dificuldades para conseguir acesso a água potável.
“O purificador está instalado em uma embarcação que navegará pelas águas das comunidades vizinhas, atendendo a diversas localidades. Isso não apenas alivia a pressão sobre as fontes locais de água, mas também proporciona alívio imediato às comunidades que enfrentam a escassez de água”,
detalhou o secretário.
Segundo o titular da Defesa Civil, essas estações itinerantes estão sendo colocadas em pontos estratégicos, nos quais as comunidades próximas podem podem se abastecer com água potável pronta para beber.
Projeto Água Boa
Idealizado e implementado na gestão do governador Wilson Lima, a partir de 2019, o projeto Água Boa conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas.
Atualmente, a Defesa Civil contabiliza, aproximadamente, 400 purificadores instalados em 52 municípios do estado, 8 Etam’s e mais 7 estão em processo de montagem. Cada kit contendo um purificador e uma caixa d’água tem a capacidade de atender até 250 famílias por dia.
*Com informações da assessoria
Alta no preço do cimento em Manaus ainda é impacto da seca nos rios, aponta Procon-AM
Auxílio de R$ 2,6 mil começa a ser pago a pescador atingido por seca no AM; confira
Wilson Lima discute parcerias com Amazon para proteção da biodiversidade no AM