Com a exclusão do Araguaína-TO e a ascensão da FAF no ranking da CBF, o clube esmeraldino vai debutar no cenário nacional
O Manaus FC herdou uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino e na Copa do Brasil 2025 após a exclusão do Araguaína Futebol e Regatas, do Tocantins. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou detalhes sobre a competição nacional, mas a equipe amazonense já se prepara para um calendário cheio nesta temporada.
A ascensão do Manaus é reflexo do salto no ranking das federações. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) subiu da 9ª para a 6ª posição, com 11.558 pontos, garantindo mais vagas para o estado em competições nacionais. Com isso, o Amazonas terá cinco clubes no Brasileiro Feminino em 2025, distribuídos entre as três divisões: Instituto 3B, Itacoatiara, Recanto, Tarumã e agora o Manaus FC.
Na Copa do Brasil Feminina, prevista para começar no dia 14 de maio, o Gavião se junta aos demais representantes do Amazonas na disputa. A classificação veio após a boa campanha no Campeonato Amazonense de 2024, onde teve a melhor campanha da primeira fase e aplicou goleadas nos playoffs, mas acabou eliminado na semifinal para o campeão Instituto 3B.