Polícia Civil prende homem por homicídio qualificado do próprio amigo em Barcelos
Autor responde a outras sete ações penais por crimes como roubo, furto e ameaça na localidade
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), prendeu na quinta-feira (30/01), Daniel de Lima Reis, de 27 anos, por homicídio qualificado do próprio amigo, Dielson Cordovil Monteiro, de 33 anos. A vítima foi atingida com uma facada no abdômen pelo autor após uma discussão no dia 18 de janeiro deste ano.
Ação policial. (Foto: Divulgação/PC-AM)
Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (31/01) na Delegacia Geral (DG), no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, destacou que essa é mais uma excelente prisão realizada pela DIP de Barcelos. Somente este ano, já foram elucidados quatro homicídios no município, o que reflete o compromisso dos novos policiais, delegados, investigadores e escrivães lotados na localidade.
Delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres. (Foto: Lyandra Peres/PC-AM)
“As delegacias do interior estão dando pronta resposta no combate à criminalidade. Inclusive, temos realizado uma campanha para acabar com a violência contra crianças e adolescentes e o abuso sexual. Toda semana, apresentamos em coletiva com casos de prisão no interior do Estado”, enfatizou o delegado-geral adjunto.
Torres relatou que Daniel é considerado de extrema periculosidade em Barcelos e responde a outras sete ações penais por crimes como roubo, furto e ameaça. Assim, após a identificação do crime, foi feita a representação pela prisão preventiva e a Justiça decretou rapidamente a prisão desse indivíduo.
Crime e diligências
Conforme o delegado John Castilho, da 75ª DIP, na ocasião do crime, Daniel estava consumindo bebidas alcoólicas com a vítima, Dielson, e outros amigos. Eles passaram a noite bebendo e, já na madrugada, iniciaram uma discussão por um motivo fútil, pois Dielson queria que Daniel deixasse sua casa.
Delegado John Castilho da 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barcelos. (Foto: Lyandra Peres/PC-AM)
“Durante essa discussão, Daniel pegou uma faca e atacou Dielson de forma covarde, desferindo uma facada no abdômen. A vítima começou a espirrar sangue pelo ferimento, foi levada ao hospital, mas faleceu três dias depois. Ambos eram amigos desde a adolescência e inclusive já haviam morado juntos”, detalhou Castilho.
Segundo a autoridade policial, o pai da vítima relatou o caso à polícia, e as diligências foram imediatamente iniciadas. Com base nos elementos coletados, foi feita uma representação à Justiça pela prisão preventiva do autor, que foi deferida pelo Poder Judiciário.
Ação policial. (Foto: Divulgação/PC-AM)
“É importante ressaltar que ele é considerado de extrema periculosidade no município e já responde a outros sete crimes, incluindo roubo, furto e ameaça. Ele possuía antecedentes criminais, o que nos motivou bastante na captura dele. Após o crime, ele fugiu, mas conseguimos localizá-lo e efetuar a prisão”, contou o delegado.
Procedimentos
Ele responderá por homicídio qualificado, passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário.
FOTOS: Lyandra Peres/PC-AM.