Close Menu
  • Início
  • Manaus
  • Fofocas
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
Facebook X (Twitter) Instagram
Portal – Manaus na Depressão
Facebook X (Twitter) Instagram
FALE COM A GENTE
  • Início
  • Manaus
  • Fofocas
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
Portal – Manaus na Depressão
Início » Plano de Arborização tenta amenizar altas temperaturas em Manaus
Manaus

Plano de Arborização tenta amenizar altas temperaturas em Manaus

Portal Em TempoBy Portal Em Tempojaneiro 13, 2025Updated:janeiro 13, 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Plano de Arborização tenta amenizar altas temperaturas em Manaus
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) apontaram que a Manaus é a terceira capital com menor presença de árvores do país com apenas 23,90% de sua área arborizada. Essa realidade reflete nas altas temperaturas registradas na cidade, que chegou aos 39ºC, em 2024. Para mitigar o clima, estratégias de arborização são implantadas para aumentar a qualidade de vida no meio da floresta amazônica.

Nesta segunda-feira (13), o prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, anunciou como parte do Programa de Arborização e Conservação Florestal (Manaus Verde), o plantio de 150 novas mudas de ipês, oiti (a mesma espécie da avenida Getúlio Vargas), jutairana e chuva de ouro da amazônia (lofantera) no trecho de 5 quilômetros, que vai do complexo viário de Flores até o Terminal de Integração 1.

De 2021 a 2024, 23.026 mudas foram plantadas. No mesmo período, 261.339 foram doadas à população em 213 ações, contemplando um bairro e zona distinta da cidade, a cada semana.

O secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), Fransuá Matos, destacou que a ação é parte de uma força tarefa que tem o objetivo de transformar a capital amazonense em uma cidade modelo de preservação.

“Este ato é um exemplo do compromisso que nós temos com essas metas ambientais, para que Manaus passe a ser também uma cidade exemplo quando se fala em meio ambiente no Brasil. Sem dúvidas, Manaus será uma cidade mais arborizada”, garante o responsável.

Crescimento populacional x Meio ambiente

Foto: Alberto César Araújo / Aleam

Mas, essa meta só será cumprida se houver empenho tanto da população, quanto do poder público, como explica o ambientalista Carlos Durigan.

“Manaus tem crescido muito rapidamente e de forma desordenada, bairros que nasceram sem planejamento e em geral gerando grande degradação. Além de uma arborização incipiente nas vias públicas da maioria dos bairros, ainda perdemos ano a ano as áreas ocupadas por fragmentos florestais que ocorrem nos espaços urbanos, seja pelo surgimento de novos condomínios e infraestrutura em geral, seja pela invasão e desmatamento dessas áreas. Para mudarmos este cenário, a gestão pública precisa colocar em prática o que está preconizado no Plano Diretor do Município e assim cuidar melhor das áreas verdes existentes e ainda atuar na restauração de áreas degradadas e mesmo na arborização das vias públicas”, destacou o profissional.

Um levantamento feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontou que Manaus perdeu 29 km² de floresta nativa, de 2013 a 2023, devido a expansão populacional desordenada.

Esse crescimento prejudica, de forma geral, a qualidade de vida das famílias que passam a habitar os novos espaços, uma vez que o fenômeno das ilhas de calor são observados na região.

“Estudos diversos comprovam que ruas arborizadas chegam a ter temperaturas bem mais amenas que ruas desprovidas de árvores, em dias quentes de verão a temperatura em uma rua sem árvores pode chegar a mais de 5 graus Celsius se comparada a uma rua arborizada. Este quadro remete ao efeito Ilha de Calor, que diz respeito à formação de um clima mais quente em áreas urbanizadas e sem cobertura florestal, onde se formam uma espécie de bolsão de altas temperaturas devido ao aquecimento de extensas superfícies asfálticas e de concreto que encontramos em grandes cidades como Manaus”, explicou Durigan.

Com a estratégia adotada pelo município por meio do programa Manaus Verde, é esperado que a população esteja consciente da relevância da arborização diante das mudanças climáticas que atingem a capital amazonense.

“Além de serem aliadas no controle do clima na cidade, as árvores ainda contribuem para retirada de carbono da atmosfera e contribuem com a redução do aquecimento global e por fim ainda contribuem com a manutenção da vida da rica biodiversidade que compartilha o espaço urbano conosco e não custa lembrar que Manaus tem como símbolo o Sauim-de-coleira, espécie de primata endêmica e altamente ameaçada e conservar nossas florestas urbanas é cuidar dele e de centenas de outras espécies”, finalizou o ambientalista Carlos Durigan.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Portal Em Tempo

Veja outras notícias

Adolescente é atropelado em faixa de pedestre na Zona Leste de Manaus

fevereiro 5, 2025

Imigrantes destacam oportunidades em Manaus, capital que recebeu mais de 100 mil estrangeiros desde 2010

fevereiro 1, 2025

Acidente de trânsito deixa três feridos no Parque 10

janeiro 31, 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Início
  • Manaus
  • Fofocas
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
© 2025 MND. Produzido por MND.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.