Em partida que marcou a estreia do técnico interino Ibson Silva, a Onça-pintada selou a campanha segura com 52 pontos, na 11ª posição
Fim de temporada para o Amazonas FC com o pé direito! Na noite desta sexta-feira (22), em duelo válido pela 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024, a Onça-pintada venceu o rebaixado Ituano por 1 a 0, no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), e fechou a campanha de estreia na Segundona somando três pontos e colocando fim a uma sequência de sete jogos sem vencer como visitante. Rodrigo (contra) fez o gol da partida.
O jogo
A partida marcou a estreia do interino Ibson Silva a frente do Amazonas. O novo comandante aproveitou para dar oportunidades a nomes não tão utilizados ao longo da campanha, como o zagueiro Wellington Nascimento e o atacante Gustavo Ermel.
Com menos de 30 segundos, o Ituano já mostrou a que veio e botou o goleiro Marcão para trabalhar. Em jogada rápida, Neto Berola recebeu na frente, driblou Fabiano e rolou para Álvaro bater de primeira, o arqueiro aurinegro voou no canto esquerdo para fazer grande defesa.
Depois de um início com mais volume do Ituano, o Amazonas abriu o placar aos 14 minutos em uma infelicidade de Rodrigo. Rafael Tavares fez um lançamento longo do meio-campo, e antes que a bola chegasse em Erick Varão, o volante do Ituano tentou o corte, mas acabou desviando contra o próprio patrimônio, deixando “vendido” também o goleiro Wesley, que ficou no meio do caminho, a bola morreu mansa no fundo das redes.
Aos 32 minutos, o Amazonas quase ampliou. A equipe chegou com velocidade, Gustavo Ermel tabelou com Luan na entrada da área, chutou rasteiro e exigiu uma boa defesa do goleiro Wesley, que salvou o Ituano.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, as equipes apresentaram dificuldades para criar jogadas, principalmente por decisões erradas nas tomadas de decisão. A primeira jogada mais perigosa da etapa complementar aconteceu só aos 18 minutos, quando Bruno Xavier recebeu belo lançamento nas costas da defesa, invadiu a área e bateu cruzado para defesa de Marcão.
Aos 27 minutos, Renan Castro cobrou falta da intermediária na cabeça de Erick Varão, a finalização colocada buscando o ângulo passou muito perto e foi pra fora. O Ituano insistia em cruzamentos na área, mas sem sucesso diante do bom posicionamento da defesa aurinegra, que rebatia tudo. Aos 34, a resposta do Amazonas foi em chute de fora de Sousa, que Wesley espalmou.
No minuto seguinte, o atacante Salatiel – que havia entrado há momentos atrás – foi advertido com um cartão amarelo após cometer uma falta, reclamou falando algo que a árbitra Charly Wendy Straub não gostou, tomou o segundo amarelo e acabou expulso, deixando o time da casa com um jogador a menos.
Panorama
Salvo com folga do rebaixamento, o Amazonas finaliza a campanha na Série B de 2024 com 52 pontos, garantido 11ª colocação, independente da conclusão da rodada. A equipe amazonense fecha com 15 vitórias, 10 empates e 13 derrotas após 38 rodadas. Foram 31 gols feitos e 37 gols sofridos.
Confira os melhores momentos
Em instantes