Quadros, biojoias, vasos ornamentais e esculturas foram alguns dos objetos expostos para mostrar o resultado de 13 projetos de ressocialização realizados nas duas unidades prisionais
Manaus (AM) — Os Centros de Detenção Provisórios de Manaus I e II exibiram, nesta quinta-feira (18), artigos produzidos pelos próprios internos na sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em comemoração aos nove anos do órgão. Os materiais apresentados foram produzidos em projetos que fazem parte do Programa Trabalhando a Liberdade, no qual os reeducandos aprendem novos ofícios e profissões visando a ressocialização. O evento foi aberto ao público e aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de abril, no memorial da SEAP.
Dentre os itens apresentados, o público conheceu violões, quadros, vasos ornamentais, biojoias, esculturas, bonecas de pano e até um aquário, entre outros objetos. Foi uma mostra de 13 projetos de ressocialização promovidos dentro das duas unidades prisionais: fabricação de box de concreto, artesanato de madeira, corte e costura, Joias artesanais, Horticultura, Granja, Produção de jarros para paisagismo de jardins, pintura de artes plásticas, Piscicultura, Confecção de bonecas de pano, Violão, Serigrafia e Paisagismo.
A produção destes itens envolveu, em média, 70 internos nos projetos, que acontecem durante todo o ano e oferecem remissão de pena aos participantes. Além disso, alguns temas trabalhados ajudam na subsistência das próprias unidades, como a Horticultura e Granja, que resultam em verduras, legumes e ovos consumidos nas unidades.
“Temos um orgulho imenso em apresentar o trabalho socioeducativo de sucesso promovido pela NewLife (terceirizada gestora das unidades). Isso é fruto do direcionamento técnico feito com profissionais altamente capacitados em ressocialização. Nosso estande mostra à sociedade o compromisso dos nossos internos para retornarem às ruas já capacitados e prontos para exercerem suas profissões”,
afirma Alexsander Batista, gerente geral da NewLife.
Sobre a NewLife
A NewLife Serviços foi criada para atuar na área de Cogestão Prisional, aplicando tecnologia de ponta na segurança do patrimônio e prestando assistência na segurança de pessoas. Suas metodologias operacionais têm foco na recuperação, ressocialização e protagonismo dos reeducandos, com o objetivo de formar cidadãos aptos a refazerem suas vidas com mais dignidade, confiança e autoestima.
*Com informações da assessoria
Amazonas deve investir cerca de R$ 1 bilhão em Ciência, Tecnologia e Inovação até 2026
Amazonas amplia vacinação contra a dengue para pessoas com idades entre 10 e 59 anos