Expectativa é que, ao todo, cerca de 4 mil pacientes sejam atendidos com exames de mamografia e ultrassonografia
Manaus (AM) – As Carretas de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas estão realizando atendimentos nas zonas centro-sul e leste de Manaus, para exames de mamografia e ultrassonografia. Ao todo, as duas Unidades Móveis deverão atender cerca de 4 mil pessoas. O serviço iniciou nesta segunda-feira (1º).
As carretas estão instaladas nas áreas de estacionamento do Amazonas Shopping, na avenida Djalma Batista, Chapada, zona centro-sul; e Shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona leste.
O atendimento é direcionado para pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o propósito do atendimento móvel é ampliar ainda mais a capacidade de oferecimento de exames, na rede pública, importantes para a detecção de doenças e tratamento precoce.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No Amazonas Shopping, a Unidade Móvel funcionará até o dia 19 de abril, com a expectativa de receber aproximadamente 1.700 pacientes.
No Shopping São José o atendimento vai até o dia 26 de abril, e deverá beneficiar 2.200 pacientes já regulados.
A cada mês, as Unidades Móveis são deslocadas para diferentes zonas da cidade, levando a realização de exames para mais próximo da população, facilitando o acesso e ampliando o alcance das ações de saúde, explica a secretária Nayara Maksoud.
No caso da mamografia, o exame possibilita a identificação precoce de alterações suspeitas de câncer, importante para que a paciente inicie logo o tratamento, aumentando as chances de cura. A ultrassonografia, por sua vez, auxilia no diagnóstico de várias doenças.
*Com informações da assessoria
‘Carretas da Mulher’ ofertam atendimentos em três bairros de Manaus; veja endereços
Jorge Teixeira e Cidade de Deus recebem serviços das Carretas da Mulher a partir de segunda
Em 2023, Carretas da Mulher atingiram mais de 44 mil procedimentos de saúde