Vítima denunciou que foi assaltada cinco vezes apenas no mês de março
Manaus (AM) – Imagine ser assaltado mais de três vezes no mesmo mês dentro da própria casa. Essa é a realidade de uma moradora de Canutama, no interior do Amazonas, que denunciou o fato ao Em Tempo: o avanço da violência no município.
A denunciante, que por questão de segurança não será identificada, é moradora da cidade e juntamente com os vizinhos, procuram por uma solução para assegurar o bem-estar das famílias da cidade do interior do Amazonas.
“Essa situação piorou há três meses, acho que desde janeiro. Aqui o pessoal não pode sair de casa por conta do medo, pois os criminosos roubam tudo”,
relatou a moradora.
Apenas neste mês de março, a casa da denunciante foi roubada cinco vezes por criminosos que não se intimidam com o trabalho da polícia.
“Fui roubada, entraram na minha casa, tenho medo porque moro sozinha. Eu procurei a delegacia, fiz boletim de ocorrência, e mesmo prestando depoimento, o delegado disse que tinha que ter filmagem [do crime]”,
contou a denunciante.
Revoltados, os moradores se uniram e procuraram a delegacia para pedir melhorias na segurança de Canutama. Mas, segundo eles, o delegado afirmou que estava fazendo seu trabalho, e que a culpa era da justiça.
“Fui representante do povo e nesta semana fui na delegacia pedir que alguém olhasse para nós, para que mande reforços, para que prenda os bandidos e não solte no final da tarde. Falei que ia procurar jornalistas e o delegado disse que não ia acontecer nada”,
finalizou.
Violência no Amazonas
Infelizmente, a violência não é exclusiva de Canutama. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) avaliam que há uma variável em relação aos números de furtos e assaltos registrados pela pasta, que reúne as ocorrências em todo o estado.
Em 2022, por exemplo, foram contabilizados 23.251 roubos a traseuntes. Já em 2023, foram 24.553 ocorrências. Em 2024, até o momento, foram registrado 1.869 casos. Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 42 residências foram assaltadas neste ano.
A violência assusta e intimida. Sem respostas, os moradores procuram formas de divulgar o problema que cresce no município, com o intuito de chamar atenção das autoridades.
A equipe do Em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para tratar das solicitações dos moradores, mas até o momento, não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação da secretaria.
Após ameaçar cortar dedo de funcionária em assalto, ‘Bob’ é preso em Manaus
Suspeito de assalto é espancado com golpes de pernamanca; VÍDEO
Cobrador e Motorista são rendidos durante assalto a ônibus em Manaus