Polícias Civil e Militar impedem tentativa de feminicídio contra mãe e filha em condomínio na zona oeste de Manaus
Durante a ação criminosa, o autor atentou contra a vida de um policial civil que reside no local
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), em ação integrada com a Força Tática da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (26/05), um homem, cuja idade não foi informada, por dupla tentativa de feminicídio contra sua companheira e a filha do casal. O crime aconteceu em um condomínio no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus.
O indivíduo também responderá por tentativa de homicídio contra agentes de portaria do condomínio e por atentar contra a vida de um policial civil que reside no local.
Delegado Ivo Martins, titular do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP). (Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)
Segundo o delegado Ivo Martins, titular do 19º DIP, o suspeito invadiu a casa onde estavam sua companheira, a filha do casal e a própria mãe. Durante a ação, ele ameaçou as vítimas com uma faca. A unidade policial foi acionada após um policial civil, morador do condomínio, informar sobre a ocorrência.
“Imediatamente saímos em diligência. No momento da ação criminosa, os agentes de portaria tentaram conter o indivíduo, ocasião em que ele os atacou. Enquanto isso, a mãe dele conseguiu fugir, e a companheira e a filha se trancaram em um dos quartos”, relatou o delegado.
Ainda conforme Martins, imagens das câmeras de segurança mostraram o agressor tentando arrombar a porta do cômodo para consumar o crime. Ele chegou a cortar os próprios pulsos, deixando o local com marcas de sangue.
“No momento da abordagem, constatamos que ele estava sob efeito de drogas, o que dificultou a comunicação. Ele já tem histórico de violência doméstica, com registros anteriores de agressão tanto contra a companheira quanto contra a mãe, além de estar descumprindo uma medida protetiva vigente em favor da companheira”, explicou o delegado.
O tenente PM Adriano Valente, da Força Tática, dissse que foi necessário negociar com o suspeito antes de entrar no imóvel.

Tenente PM Adriano Valente, da Força Tática. (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)
“Com o apoio da equipe da Polícia Civil, identificamos quantas pessoas estavam no local e iniciamos o avanço, acessando o cômodo pela lateral do imóvel. Conversamos com o indivíduo até conquistarmos sua confiança. Como ele estava trancado no quarto, foi necessário o uso da força para arrombar a porta”, detalhou o tenente.
Procedimentos
O homem responderá por dupla tentativa de feminicídio e por tentativa de homicídio. Ele foi encaminhado para audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.