Onça-pintada levou a melhor no duelo de felinos e faturou o segundo título amazonense de sua história
O Amazonas é o grande campeão amazonense de 2025! A Onça-pintada venceu o Nacional por 2 a 1, na noite desta terça-feira (1º), na Arena da Amazônia, e conquistou o título do Barezão 2025. Rodrigo Varanda e Diego Zabala marcaram os gols que garantiram o segundo troféu da primeira divisão estadual ao Aurinegro. Pelo lado do Leão, Vinicius Balotelli balançou as redes.
O jogo
Em um início de jogo de domínio territorial e de posse de bola do Amazonas, a Onça-pintada construiu o primeiro gol ainda aos 11 minutos de jogo. Vitão recebeu lançamento pelo meio, de costas, ajeitou para Rodrigo Varanda, que driblou a marcação, invadiu a área e finalizou de canhota, cruzado, para o fundo do gol.
O gol sofrido mexeu com o Nacional, que começou a ser mais perigoso. Aos 17 minutos, Lucas Oliveira recebeu pela esquerda, ajeitou e finalizou na direção da meta, mas Renan segurou. Cinco minutos depois, Caio Callyman cruzou da direita e Vinicius Balotelli, na entrada da pequena área, cabeceou com muito perigo pra fora.
E a reação do Naça surtiu efeito, aos 35 minutos de jogo. Caio recebeu novamente pela direita, cruzou na medida para Balotelli mergulhar e completar de peixinho para as redes. Tudo igual na Arena. O Amazonas respondeu quatro minutos depois, quando Rafael Tavares aproveitou jogada de Varanda e finalizou de dentro da área, mas David Becker fez uma baita defesa para evitar o segundo gol aurinegro.

Segundo tempo
Após o intervalo, as equipes deixaram a inspiração ofensiva nos vestiários e a partida seguiu sem novas chances de gol, mesmo com as mudanças promovidas pelos dois treinadores ao longo do segundo tempo.
E quando a decisão caminhava para mais uma decisão por pênaltis, a Onça-pintada foi buscar o gol que lhe daria o segundo título amazonense de seus história. Já aos 45 minutos, Alyson cruzou da esquerda, Luan furou e depois a bola sobrou para Diego Zabala, que finalizou de primeira, Becker defendeu praticamente em cima da linha e no rebote, o uruguaio completou para o fundo do gol.

O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o lateral Caio Callyman, do Nacional, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.
Panorama e próximas partidas
O Nacional volta a campo na temporada de 2026, quando terá calendário cheio, com Campeonato Amazonense, Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro para disputar. Sem muito tempo para comemorar, o Amazonas vira a chave para a estreia na Série B do Brasileiro nesta sexta-feira (4), às 18h (de Manaus), no estádio Serrinha, diante do Goiás.
Melhores momentos