Campeão do returno, Leão da Vila Municipal vai encarar o Amazonas na grande decisão do Estadual
O Nacional está na grande final do Campeonato Amazonense 2025. O Leão da Vila Municipal venceu o Manaus por 2 a 0, neste sábado (29), na Arena da Amazônia, e conquistou o segundo turno da competição. Lucas Oliveira e Peninha marcaram os gols da vitória que leva o Naça à decisão do Estadual.
O jogo
Em um início de jogo bastante brigado, o Nacional era quem conseguia ficar mais com a bola e tinha as iniciativas ofensivas. Aos 17 minutos, Wendel fez o pivô e ajeitou para Luis Fernando, que chegou finalizando pra fora. Aos 23, foi a vez de Vinicius Balotelli receber pela direita e arriscar de fora da área e a bola ir na rede, mas pelo lado de fora.
A proposta nacionaliza contou com uma dose de sorte para surtir efeito ainda na primeira etapa. Aos 35 minutos, Lucas Oliveira recebeu pela esquerda, foi pra cima da marcação, tentou cruzamento, a bola desviou em um defensor, encobriu o goleiro Gustavo, tocou no travessão e na trave e parou no fundo do gol. Leão em vantagem na Arena.
Agora em desvantagem, o Manaus chegou com perigo aos 48 minutos de jogo. Miliano cobrou falta na área, Kesley desviou e a bola passou perto da trave de David Becker.
Segundo tempo
O Gavião voltou com duas mudanças para o segundo tempo e seguiu bem mais ofensivo do que em boa parte da primeira etapa. Ainda aos oito minutos, Weverson avançou pela esquerda, se livrou da marcação e cruzou para Adilson Bahia, que cabeceou na trave. Três minutos depois, Miliano lançou para o ataque, a defesa do Naça não afastou e Gabriel Masson finalizou caindo para boa defesa de David Becker.
A resposta azulina foi imediata e ainda mais efetiva. Contra-ataque rápido, Vinicius Balotelli invadiu a área pela direita, foi derrubado por Weverson e o árbitro assinalou pênalti. Peninha foi para a cobrança e ampliou a vantagem do Leão, aos 17 minutos.

O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o atacante Lucas Oliveira, do Nacional, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.
Panorama e próximas partidas
Com a conquista do segundo turno, o Nacional garantiu vaga na Copa do Brasil e na Copa Verde de 2026. O Leão agora encara o Amazonas na final geral da competição, que acontece na próxima terça-feira (1º), na Arena da Amazônia, às 20h30. O Manaus se despede da disputa do Estadual com mais um vice de turno e foca as atenções na estreia da Série D do Brasileiro, que será no dia 12 ou 13 de abril, fora de casa, contra o Trem-AP.
Melhores momentos
Em instantes