Ana Paula Sena, de 15 anos, competiu na categoria – 40 kg da classe Cadete e subiu ao pódio no Thuringia Cup de Bad Blankenburg
A judoca amazonense Ana Paula Sena, de apenas 15 anos, deu mais um importante passo em sua carreira ao conquistar uma medalha de bronze no Thuringia Cup de Bad Blankenburg, na Alemanha.
A competição aconteceu no último sábado (22) e a promessa viajou a competição após uma grande mobilização nas redes sociais coordenada pela assessoria Emanuel Sports & Marketing que reuniu familiares, colegas de equipe, professores, federação local (Fejama) e apoiadores do esporte. O ponto alto foi a cessão da passagem pelo governador Wilson Lima, que abraçou o pleito da judoca.
Ana Paula Sena é atleta da Kaizen Judô Clube, do Adrianópolis, e vem se destacando na categoria – 40 kg da classe Cadete com medalhas em competições estaduais, regionais e nacionais. A participação em torneio de Bad Blankenburg junto com atletas de nível mundial no Estágio Internacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) na Europa é uma vitória não só da judoca, mas de todos que militam nos esportes olímpicos no Amazonas.
“Essa medalha de bronze premia o esforço de todos que se mobilizaram para ajudar a Ana Paula Sena a viajar para a Alemanha. É uma vitória para o judô amazonense, que neste fim de semana recebe o Campeonato Brasileiro Regional”, destaca o professor Dejanir Nunes, que lidera a Kaizen Judô Clube.
A medalhista de bronze retorna a Manaus nesta quarta-feira (26). Ela deve cumprir uma série de visitas institucionais a pessoas físicas, empresas e parceiros que apoiaram a ida ao maior desafio de sua promissora carreira no judô.
Desempenho excelente
As Equipes de Transição do judô brasileiro faturaram 37 medalhas na estreia do primeiro compromisso internacional de 2025, na Alemanha. No sábado (22), o time Cadete masculino teve quatro ouros, uma prata e sete bronzes no International Masters de Bremen, enquanto o feminino brilhou na Thuringia Cup de Bad Blankenburg com 25 pódios. No Cadete foram dois ouros, três pratas e 12 bronzes (incluindo o da amazonense Ana Paula Sena), e no Júnior mais dois ouros, três pratas e três bronzes.
Os torneios de Bad Blankenburg e Bremen não integram o calendário da Federação Internacional de Judô e são eventos promovidos de forma independente, não contando pontos para o ranking mundial. Mas, a CBJ considera essas competições em seu ranking nacional Cadete e Júnior, um dos principais fatores para definir os selecionados para representar o país em etapas futuras, e mantém a tradição de levar os atletas à Alemanha há mais de dez anos.
Com informações da Assessoria de Imprensa