PC-AM promove palestra de conscientização para professores e atletas de jiu-jítsu
Neste domingo (16/02), também houve um curso de regras do jiu-jitsu
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), representada pelo delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, e pela delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), realizou, na manhã deste sábado (15/02), uma palestra de conscientização voltada para professores e atletas de jiu-jítsu. O evento ocorreu no auditório da Delegacia Geral, avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.
Durante a palestra, o delegado-geral adjunto falou sobre a implementação do Código de Conduta para professores de academia de jiu-jítsu, criado para garantir a segurança das crianças e dos adolescentes no esporte.
Palestra de conscientização para professores e atletas de jiu-jítsu. (Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)
“O documento estabelece alguns padrões éticos e comportamentais para professores de jiu-jítsu. Por exemplo, conversas paralelas com alunos em aplicativos de mensagens, com cunho pessoal ou sexual, não são permitidas. O professor de jiu-jítsu é uma referência para o atleta, e ele se valer da profissão para acabar com a esperança e o futuro do atleta é acabar com toda uma caminhada construída”, citou o delegado-geral adjunto.
Segundo a delegada Juliana Tuma, a ação educativa teve como objetivo conscientizar a comunidade do jiu-jítsu amazonense sobre a necessidade da proteção integral de crianças e adolescentes.

Delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)
“É importante que todas as pessoas em volta das crianças e dos adolescentes que praticam esse esporte tenham a responsabilidade da proteção e da prioridade absoluta em relação a elas”, afirmou a delegada.
Durante a palestra, a titular da Depca também abordou algumas normas citadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que são essenciais para conhecer e garantir a segurança das crianças e adolescentes.
O presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu Profissional (FAJJPRO), Fernando Barros, também esteve presente no evento.
“Essa palestra e o Código de Conduta são essenciais e primordiais para a proteção dos nossos atletas e também até para nossos professores. Tenho certeza que o resultado desse momento será muito satisfatório”, falou Fernando.
Neste domingo (16/02), ocorreu a segunda parte do momento de interação com os professores e atletas de jiu-jítsu de Manaus. Segundo o delegado-geral adjunto, foi realizado um curso de regras relacionado ao jiu-jítsu, no auditório da Delegacia Geral.
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.