Dia do Investigador: PC-AM destaca atuação e importância desses agentes na segurança pública do Amazonas
Esses agentes trabalham incansavelmente no combate à criminalidade, tanto na capital quanto no interior do estado
Neste dia 23 de dezembro é celebrado o Dia do Investigador de Polícia, uma data dedicada a homenagear os profissionais responsáveis por conduzir investigações e assegurar a ordem pública. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca a importância e reconhece a atuação desses servidores, que desempenham um papel fundamental na segurança pública em todo o estado.
Dia do Investigador. (Fotos: Beatriz Sampaio/PC-AM)
Demonstrando compromisso com a segurança da população, o Governo do Amazonas, por meio da PC-AM, reforçou o efetivo de investigadores de polícia em 2023. Nomeando 99 investigadores entre dezembro de 2023 e agosto de 2024. Todos foram aprovados no concurso público realizado em 2022.

Dia do Investigador. (Fotos: Divulgação/PC-AM)
A medida faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, que busca fortalecer o atendimento policial, tanto na capital quanto no interior, garantindo maior eficiência nas investigações e no combate à criminalidade.
Experiência policial
O investigador de polícia Maycon Soares, lotado atualmente no 10° Distrito Integrado de Polícia (DIP), ingressou na corporação em 2011, após ser aprovado em concurso público. Com 13 anos de experiência, Maycon participou de operações de grande impacto e acumulou uma trajetória marcante na Polícia Civil.

Dia do Investigador. (Fotos: Beatriz Sampaio/PC-AM)
“Trabalhei em ações que marcaram minha carreira, como a escolta de autoridades em grandes eventos esportivos realizados em Manaus, mas destaco a Operação Tamoiotatá, de combate a crimes ambientais no sul do Amazonas. Essa operação foi importante, especialmente pelo contexto mundial de preocupação com o meio ambiente,” ressaltou o investigador.

Dia do Investigador. (Fotos: Beatriz Sampaio/PC-AM)
Além disso, Maycon já atuou em diversas delegacias, incluindo a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Delegacia Fluvial (Deflu), e os 6° e 23° DIPs. Ele enfatiza que, mesmo em casos menores e com pouca repercussão, o impacto direto na vida da população é significativo.

Dia do Investigador. (Fotos: Divulgação/PC-AM)
“Atuar em diferentes unidades policiais me deu uma expertise para lidar com os mais diversos tipos de investigações, permitindo ajudar a população de forma eficiente e competente,” destacou Maycon.
Desafios no interior do estado
Os investigadores que atuam em delegacias do interior enfrentam desafios únicos, lidando com demandas específicas das populações locais. O investigador Israel Pedroza, que entrou na PC-AM em dezembro de 2023 e está lotado na 47ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus), compartilhou sua experiência.

Dia do Investigador. (Fotos: Divulgação/PC-AM)
“No interior, nosso trabalho vai além das investigações. Muitas vezes, atuamos como orientadores da população, que carece de informações. É uma forma de ajudar a sociedade que vai além da elucidação de crimes,” afirmou Israel.
Ele relembra um caso que marcou sua ainda curta trajetória: a investigação de um abuso sexual contra uma criança de 4 anos. “A mãe estava em estado de choque, e, como agentes de segurança pública, precisamos manter o sangue frio para lidar com situações tão delicadas. Nosso compromisso é reafirmado diariamente, desde o momento do juramento de posse,” concluiu o investigador.

Dia do Investigador. (Fotos: Divulgação/PC-AM)
A Polícia Civil do Amazonas parabeniza todos os investigadores de polícia pelo seu compromisso e dedicação em garantir justiça e segurança para a população, seja na capital ou nos locais mais distantes do estado. A data reforça o reconhecimento da importância desses profissionais no fortalecimento da segurança pública e no combate à criminalidade.
FOTOS: Beatriz Sampaio/PC-AM.