Close Menu
  • Início
  • Manaus
  • Fofocas
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
Facebook X (Twitter) Instagram
Portal – Manaus na Depressão
Facebook X (Twitter) Instagram
FALE COM A GENTE
  • Início
  • Manaus
  • Fofocas
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
Portal – Manaus na Depressão
Início » Polícia Civil do Amazonas prende quatros envolvidos em linchamento de detento, em Jutaí – Polícia Civil do AM
Polícia

Polícia Civil do Amazonas prende quatros envolvidos em linchamento de detento, em Jutaí – Polícia Civil do AM

Policia Civil do AMBy Policia Civil do AMnovembro 22, 2024Updated:novembro 22, 2024Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Polícia Civil do Amazonas prende quatros envolvidos em linchamento de detento, em Jutaí – Polícia Civil do AM
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Polícia Civil do Amazonas prende quatros envolvidos em linchamento de detento, em Jutaí

Além deles, cerca de 30 pessoas participaram da ação criminosa e todos foram indiciados por seis crimes diferentes

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 56ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), cumpriu, na quinta-feira (21/11), mandado de prisão preventiva de quatro indivíduos por envolvimento no linchamento de um homem que tinha 48 anos.

O crime ocorreu em setembro deste ano, naquele município, após o indivíduo ser preso por estuprar e matar uma criança de 1 ano.

Ação policial. (Foto: Divulgação/PC-AM)

Os presos foram identificados como Abraão Lopes Ferreira, 32; David Araújo Freitas, 23; Mateus Soares Lopes, 25; e uma mulher de 19 anos, que seria a mãe da criança.

O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, esteve presente em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (22/11), e destacou a ação coordenada pela delegada Mariane Menezes, à frente da 56ª DIP de Jutaí.

Delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI. (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

“A população se revoltou e tentou fazer justiça com as próprias mãos em relação aos crimes contra a criança. O autor, que já estava detido, foi retirado da delegacia, linchado e queimado vivo em uma via pública do município. Entendemos a revolta da população, mas essa prática não é permitida no estado democático que vivemos”, ressaltou o delegado.

Conforme a delegada Mariane Menezes, da 56ª DIP de Jutaí, em relação ao crime de estupro de vulnerável, as investigações iniciaram com o suposto desaparecimento da criança, comunicado por sua mãe. Ela informou que a criança foi vista pela última vez no dia 17 de setembro, enquanto dormia em um flutuante no porto de Jutaí.

Delegada Mariane Menezes, da 56ª DIP de Jutaí. (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

“De imediato, a equipe policial da 56ª DIP realizou diligências, colheu depoimentos e analisou imagens de câmeras de segurança, o que possibilitou esclarecer, em menos de 24 horas, que a criança havia sido vítima de estupro e homicídio, por parte do autor. No dia 18 de setembro deste ano, ele, ao saber que estava sendo investigado, se apresentou espontaneamente à delegacia e confessou os delitos”, explicou a delegada.

Caso de linchamento

De acordo com a delegada, após o interrogatório, o indivíduo permaneceu custodiado na unidade policial. No dia do linchamento, pessoas começaram a se aglomerar e a inflamar populares para entrar no prédio da delegacia e retirar o suspeito do local.

“As equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM) ainda conseguiram conter as pessoas por cerca de quatro horas, até a noite daquele dia, quando um grupo de cerca de 25 pessoas invadiu o local e arrombou a cela em que estava o autor”, contou a delegada.

Segundo a delegada, o homem foi arrastado para fora com muita violência e golpeado com diversas pauladas. Posteriormente, o seu corpo foi carbonizado. Toda ação foi registrada por meio de vídeos publicados em redes sociais.

Ação policial. (Foto: Divulgação/PC-AM)

“Os vídeos gravados ajudaram a identificar os autores do linchamento. Entre eles, está a mãe da criança. Desde o início, ela inflamou a população ao linchamento, além de ter entrado na cela e golpeado o indivíduo com um pedaço de madeira e ter sido a responsável por fazer a fogueira que carbonizou o corpo do autor. A mulher ainda ateou fogo em um veículo da Guarda Civil e resistiu à ordem de prisão do autor”, disse a delegada.

Ainda conforme a delegada, um dos suspeitos do linchamento chegou a utilizar coquetel molotov para depredar a delegacia, e ele responderá por explosão.

Ação policial. (Foto: Divulgação/PC-AM)

“Foi um caso chocante para o Amazonas. A Polícia Civil está cada vez mais empenhada em punir e responsabilizar autores de crimes contra crianças e adolescentes, porém, não se paga uma barbárie com outra barbárie. Linchamento também é um crime grave e passível de punição”, mencionou a delegada.

Ainda no dia de ontem, os presos foram transferidos para Manaus e encaminhados à uma unidade prisional da capital. As outras pessoas que tiveram participação na ação criminosa foram indiciadas por vilipêndio a cadáver, resistência qualificada e explosão.

Procedimentos

O quarteto responderá por homicídio qualificado, vilipêndio a cadáver, dano qualificado, incitação ao crime e resistência qualificada. Eles já se encontram à disposição da Justiça.

FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM.



Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Policia Civil do AM

Veja outras notícias

Pela segunda vez no ano, Polícia Civil recupera 21 motocicletas com sinais de adulteração em Manacapuru – Polícia Civil do AM

maio 28, 2025

PC-AM prende homem por agredir o pai idoso com um pedaço de madeira, em São Gabriel da Cachoeira – Polícia Civil do AM

maio 28, 2025

Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Benjamin Constant – Polícia Civil do AM

maio 28, 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Início
  • Manaus
  • Fofocas
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
© 2025 MND. Produzido por MND.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.