Ação visa conscientizar a população sobre a luta contra a discriminação
Dia 17 de maio, das 8h às 11h, o Instituto da Diversidade LGBTQIA+ do Amazonas realizará a “Blitz Contra a LGBTQIA+Fobia”. O evento ocorrerá entre as Avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro, no bairro Centro, na Zona Sul de Manaus. Durante a blitz, haverá a participação de drags e a distribuição de preservativos e material informativo sobre prevenção em saúde, educação e direitos humanos.
A ação visa conscientizar a população sobre a luta contra a discriminação de homossexuais, transexuais e transgêneros, reforçando a importância da igualdade e do respeito para toda a comunidade LGBTQIA+.
Na opinião da presidente do Instituto da Diversidade LGBTQIA+ do Amazonas, Bruna La Close “se educar e se informar” é sempre o primeiro passo para a conscientização do tema da ação.
“A busca da compreensão sobre a história do país, a sua conjuntura política e ter participação cidadã ativa. Isso significa também aprender a dialogar. Escute muito, aprenda sobre comunicação não-violenta e amplifique vozes mais oprimidas, esse é o dever de todos nós!”, disse.
Segundo La Close, em relação à situação dos direitos LGBTQIA+ no Brasil, é importante destacar que, apesar dos avanços, ainda existem desafios significativos.
“No Amazonas, entre março de 2020 e março de 2021, mais de 22,3 mil crimes contra a população LGBTQIA+ foram registrados, incluindo casos de ameaça, injúria, calúnia, difamação, furto, roubo, estelionato e lesão corporal. Estes registros são fundamentais para definir políticas públicas de combate à LGBTfobia no futuro. A criminalização da LGBTfobia no Brasil ocorreu em 2019, com pena de 1 a 3 anos de prisão e multa, mas ainda há muito a ser feito para garantir igualdade e respeito para todas as orientações sexuais e identidades de gênero”, acrescentou.
História do Instituto da Diversidade LGBTQIA+ do Amazonas
O Instituto da Diversidade LGBTQIA+ do Amazonas foi fundado em 9 de junho de 2009 e é a integração da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Manaus.
Há 20 anos, a associação leva informação, cultura, prevenção e cidadania para a população LGBTQIA+ de Manaus. O Instituto ID+AM nasce com a pluralidade social e demandas da população LGBTQIA+ da capital amazonense, bem como do estado e do Prosamim, sendo uma das referências sociais da luta.
Ele foi instituído em 20 de janeiro de 2023 e atua como um instrumento de formulação e implementação de políticas públicas para a população LGBTQIA+. Essas políticas visam combater desigualdades, preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
Além disso, o instituto trabalha na prevenção da saúde IST HIV AIDS e promove a cidadania entre parceiros do Estado e municípios de Manaus.
*Com informações da assessoria
Monique Evans e DJ Cacá Werneck se casam em cerimônia de R$ 800 mil para 230 convidados
Amazonas FC perde para o Ceará e se mantém na 15ª colocação da Série B do Brasileiro
Espetáculo ‘Disney in Concert’ promete levar magia dos contos de fadas ao Teatro Amazonas