Desde o dia 24 de abril, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma das maiores catástrofes climáticas de sua história
Manaus (AM) – Uma ação humanitária para ajudar as vítimas da enchente que assola o Rio Grande do Sul foi montada em Manaus, com intuito de arrecadar doações que possam ser enviadas ao sul do Brasil. A Azul Linhas Aéreas estabeleceu postos de arrecadação de mantimentos nos 160 aeroportos em que opera e nas 103 lojas da Azul Viagens distribuídas pelo Brasil.
Em Manaus, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebe as doações no balcão da companhia, enquanto no interior do Amazonas, os aeroportos de Tabatinga, Parintins, São Gabriel da Cachoeira e Tefé também são pontos de coleta.
A iniciativa funciona até 15 de maio e o primeiro avião com remessa de donativos está previsto para sair de Manaus no dia 9 de maio. Você pode doar alimentos não perecíveis e cestas básicas, itens de higiene pessoal – como pasta e escovas de dentes -, roupas de cama e banho e água mineral.
Ação social
Neste domingo (5), a Azul Conecta realizou um voo abastecido com itens essenciais para os impactados e, nesta segunda-feira (6), realizará uma segunda operação que partirá de Jundiaí com destino ao aeródromo de Belém Novo com mais itens essenciais e antenas Starlink, doadas pelo governo de Minas Gerais, que auxiliarão no reestabelecimento de conectividade nas regiões mais afetadas.
Além dos voos que partiram do aeroporto localizado no interior paulista, a Azul Conecta também opera hoje dois voos humanitários entre Florianópolis e Belém Novo com itens essenciais, sendo cada um deles com 1 tonelada. A companhia estuda, ainda, novas operações adicionais para transportar as doações. Por via terrestre, a Azul deslocou uma carreta completamente abastecida, partindo de Navegantes com destino a Viamão, com 17 toneladas de donativos. Outro veículo partiu de Florianópolis para o mesmo destino.
A Azul promove também uma campanha de doação interna entre os mais de 16 mil Tripulantes, que já arrecadou mais de 6 toneladas.
Doação por PIX
Você também pode ajudar as famílias do Rio Grande do Sul através de Pix. O Governo do Amazonas divulgou em suas redes sociais no domingo (5), o canal de doações “SOS RIO GRANDE DO SUL” do próprio governo do estado.
A ação, que também foi compartilhada pelo Ministério Público do Amazonas, é segura, transparente e fiscalizada pelo poder público.
O governo ainda solicita que a pessoa que deseja realizar a doação se atente aos dados do destinatário na hora da operação. Por isso, é necessário confirmar que o nome da conta que aparece é “SOS RIO GRANDE DO SUL” e que o banco é Banrisul.
Tragédia no RS
O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana.
Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira (6). No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas.
Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.
Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas
Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul
Venezuela e Argentina expressam solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul