No estado, oito casos de dengue tiveram investigações concluídas, seis foram descartados e dois confirmados
O Amazonas registrou duas mortes por dengue neste ano, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) divulgados na quinta-feira (4). Os óbitos ocorreram no mês de janeiro, em Manaus e em Lábrea, no interior do estado, conforme o órgão.
No total, foram encaminhadas, para análise, 10 óbitos suspeitos. Desses, oito investigações foram concluídas, seis foram descartados, dois confirmados e dois aguardam conclusão da investigação, apontou a FVS-AM.
Como medida, a FVS informou que o Amazonas implantou o Comitê de Avaliação de Óbitos de Arboviroses no Amazonas, que investiga óbitos suspeitos de arboviroses encaminhados para análise, pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Casos da doença
Atualmente, o Amazonas possui, no período de 1º de janeiro deste ano até a quinta-feira, 3.360 casos de dengue. Em Manaus, são 1.710 casos confirmados.
Vacinação
A vacinação contra a dengue no Amazonas ganhou novo impulso com a redistribuição de 13 mil doses do imunizante para 15 municípios do estado. O procedimento de remanejamento segue orientações do Ministério da Saúde para enfrentamento da doença e é realizado pela FVS-AM.
As 13 mil doses são oriundas da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Os novos municípios contemplados com as doses distribuídas são: Benjamin Constant, Borba, Carauari, Coari, Codajás, Envira, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Novo Airão, Tabatinga, Tefé e Tonantins.
O critério de escolha é por critério epidemiológico, visando conter a propagação da doença.
Vacinas contra a dengue são redistribuídas para 15 municípios no Amazonas