Obra localizada no conjunto Duque de Caxias, no bairro Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus, tinha situação irregular, sem licença para a operação
Manaus (AM) – O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) decidiu interditar o canteiro de obra de uma empresa privada onde dois trabalhadores ficaram soterrados, nesta terça-feira (12), durante um deslizamento de terra. A obra localizada no conjunto Duque de Caxias, no bairro Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus, tinha situação irregular, sem licença para a operação.
Uma equipe da Divisão de Controle (Dicon) foi enviada ao local e na ação fiscal fez notificação, embargo, autuação e interdição da área.
O Implurb ressalta que o proprietário deve permanecer com a obra embargada e interditada, sem qualquer movimentação, e comparecer ao instituto para a regularização e/ou licenciamento da mesma, estando sujeito a medidas cabíveis previstas na legislação.
Resgate
Com trabalho técnico minucioso, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgataram com vida os dois trabalhadores que ficaram soterrados durante o desbarrancamento. Ao todo, 12 bombeiros e quatro viaturas foram deslocadas para o local da ocorrência.
De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), o acionamento ocorreu por volta das 10h30 e, imediatamente, foram enviadas equipes de salvamento e resgate para o local do acidente. Para a ocorrência, também foram acionadas equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“O desbarrancamento na obra atingiu dois trabalhadores. Uma das vítimas foi logo retirada pelos bombeiros e conduzida pelo Samu para uma unidade hospitalar. No entanto, a segunda vítima foi mais atingida, ficando com o corpo totalmente soterrado. As equipes do CBMAM constataram que o homem estava consciente e fizeram uma abertura para que ele conseguisse respirar enquanto escavavam”,
relatou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
Após a retirada do segundo trabalhador, que esteve consciente durante toda a operação de resgate, ele foi estabilizado em prancha rígida e recebeu atendimento pré-hospitalar. Na sequência, foi encaminhado pela equipe do Samu para receber atendimento médico em uma unidade hospitalar.
Dois trabalhadores ficam feridos após serem soterrados em obra em Manaus
Prefeito anuncia data de inauguração do mirante Lúcia Almeida em Manaus
Wilson Lima vistoria obra do novo residencial do Prosamin+ e destaca trabalho por moradia digna