Familiares da criança alegam negligência médica e que a prefeitura da cidade atrasou o auxílio necessário para salvar o bebê
Moradores de Manicoré, no interior do Amazonas, depredaram a casa do prefeito Lúcio Flávio (PSB) eo Hospital Regional Dr. Hamilton Maia Cidade durante uma manifestação que aconteceu na quarta-feira (6), após morte de um recém-nascido devido complicações pós-parto.
População do município de Manicoré depedra casa de prefeito e hospital da cidade após morte de recém-nascido. pic.twitter.com/OOSEq6ysL6
— Portal Em Tempo (@emtempofb) March 7, 2024
Segundo a Secretaria de Saúde de Manicoré, o recém-nascido morreu com menos de um dia de vida depois de não resistir a uma transferência em uma UTI na área de emergência.
Familiares da criança alegam negligência médica e que a prefeitura da cidade atrasou o auxílio necessário. Segundo a família, eles ainda teriam pedido ajuda da população para fretar um voo para Manaus.
Após o sepultamento do recém-nascido, os manifestantes teriam ido até a casa do prefeito, que não estava no local, e um familiar bateu com o carro no portão do imóvel. Outras pessoas que participavam do ato entraram na residência de Lúcio Flávio e danificaram a estrutura e alguns objetos. Os manifestantes também invadiram e causaram prejuízos no hospital da cidade.
A área foi isolada por equipes da Polícia Militar. Durante a confusão, duas mulheres foram detidas, elas foram ouvidas na delegacia e liberadas. A PM segue na frente da casa do prefeito fazendo a segurança.
A Prefeitura de Manicoré lamentou a morte do recém-nascido e informou que os responsáveis pelas ações de vandalismo serão identificados e responderão na justiça pelos atos.
A Secretaria de Saúde de Manicoré informou que a mãe do bebê deu entrada na unidade hospitalar com perda de líquido na manhã de domingo (3). À noite, a mulher foi submetida ao parto cesariana sem intercorrências, mas o bebê nasceu com complicações.
O órgão de saúde do município disse, ainda, que foi solicitado uma UTI área que só chegou na manhã de segunda-feira (4), mas o quadro de saúde da criança se agravou e morreu durante o trajeto.
Indígena morre em hospital após ser espancado em Manaus
Audiência ouve comunidades afetadas por deslizamentos em Manicoré
Famílias de 42 casas em área de risco em Manicoré são indenizadas pelo Governo do AM