Ações integram planejamento do Governo do Amazonas para evitar violações de direitos humanos
Manaus (AM) – A campanha “Carnaval na Floresta – Livre de Assédio e Preconceito”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ocorrerá durante o período carnavalesco, a partir de ações nas principais bandas e blocos de rua, além do Desfile das Escolas de Samba de Manaus e o Carnaboi 2024, para prevenir violações de direitos humanos e conscientizar a população.
As atividades são para garantir os direitos das mulheres, idosos, crianças e adolescentes, e pessoas com deficiências (PcD). Além das tradicionais abordagens, o executivo estadual vai ampliar a sua atuação para a campanha abrindo postos de atendimento para vítimas e garantir uma ação de cidadania.
Para 2024, uma das novidades é o Posto de Acolhimento da Sejusc, o espaço será montado no Desfile das Escolas de Samba de Manaus e no Carnaboi, para receber vítimas de violência e assédio. Uma equipe técnica psicossocial irá atuar no local, com o apoio das equipes de saúde e segurança, acolhendo a população, direcionando os casos e tomando as medidas cabíveis em cada denúncia ou abordagem.
Outra novidade para os dois eventos é a Central de Achados & Perdidos, que vai funcionar com foco em recolher documentos encontrados durante os desfiles. O público poderá fazer a retirada dos documentos no posto da Sejusc durante o evento ou posteriormente, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Parque 10 de Novembro.
Abordagens orientativas
As ações preventivas ao público com informações acerca das violações de direitos humanos e apresentação de canais de denúncias continuam neste Carnaval. Este ano, mais de 200 profissionais estarão envolvidos no período carnavalesco.
As equipes estarão distribuídas estrategicamente entre os eventos, tanto para ações de prevenção, quanto para orientar pais e responsáveis sobre a presença de crianças e adolescentes, conforme a Portaria de Grandes Eventos, da Justiça do Amazonas.
Campanha
A campanha “Carnaval na Floresta – Livre de Assédio e Preconceito” será reforçada com os organizadores das festas, através da disponibilização de vídeos orientativos e material gráfico. Uma cartilha digital com os principais canais de denúncia e formas de identificar uma violência está disponível no site www.sejusc.am.gov.br, na aba Cartilhas e Informativos e pode ser acessada pelos brincantes.
Caso os organizadores tenham interesse em aderir o material, eles podem ser solicitados via e-mail [email protected]
*Com informações da assessoria
Deputado João Luiz, Sejusc e prefeitura do Careiro da Várzea visam instalação de PAC
Em Brasília, Sejusc participa de pautas de direitos humanos e políticas raciais
Sejusc reúne mais de 500 idosos em manhã de cuidados com a saúde e bem-estar