Lançado no fim de 2023, programa “Manaus sem Fome” tem como meta a distribuição de mais de 3,5 milhões de refeições por ano
Manaus (AM) – Seis cozinhas comunitárias e quatro restaurantes populares, sendo dois chamados de Prato do Povo, alcançaram a distribuição de 3,7 mil refeições diárias à população, mantendo o compromisso com a segurança alimentar e combate à fome na capital por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
A segunda unidade do Prato do Povo foi inaugurada pela Prefeitura de Manaus em dezembro de 2023 pelo prefeito David Almeida, no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, que realiza o maior número de distribuição de refeições diárias dentre os equipamentos desse tipo, cerca de mil. Os outros três restaurantes distribuem, cada, 500 refeições por dia, e as seis cozinhas comunitárias, distribuem 200 refeições por dia cada uma.
No final do ano passado, além de inaugurar a nova unidade do Prato do Povo, a prefeitura realizou o lançamento do programa “Manaus sem Fome”, que tem como meta a distribuição de mais de 3,5 milhões de refeições, por ano, na capital. O programa prevê a inauguração de novos espaços em toda a cidade e a ampliação do número de refeições servidas ainda no primeiro semestre de 2024.
De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Semasc, Julianna Diz, o trabalho realizado pela gestão municipal ao longo dos últimos dois anos – e intensificado com o lançamento do programa – é essencial para avaliar, qualificar e ampliar as respostas do poder público manauara à fome constatada no município, principalmente após o período pandêmico.
“A segurança alimentar vai muito além daquilo que está no prato de quem come, ela garante a certeza de que famílias inteiras em situação de vulnerabilidade social terão a força necessária no dia a dia para trabalhar e estudar sem sentir a dor da fome. A cidade de Manaus possui um longo e antigo histórico de insegurança alimentar, então combater esse problema, de forma incisiva, é um dever, uma meta que a Prefeitura de Manaus estabeleceu para si e que está trabalhando para cumprir”,
destacou.
O projeto “Prato do Povo” foi lançado em outubro de 2021 como um reforço para enfrentar a insegurança alimentar na capital. Durante esse período, a primeira unidade já serviu mais de 280 mil refeições, a preço de R$ 1, atendendo, diariamente, a centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Morador do bairro João Paulo, também localizado na zona Leste, José Ailton das Chagas, 59, frequenta o Prato do Povo, do bairro Jorge Teixeira, diariamente, desde a sua inauguração. Segundo José, o equipamento é fundamental para que ele e outros pais de família que se encontram desempregados tenham um lugar para comer ao longo do dia enquanto buscam outras oportunidades profissionais.
“O que o prefeito tem feito com esses espaços é de um valor muito grande para mim e outros pais de família, até porque não está fácil para ninguém. Uma refeição como essa, que é gostosa, bem-feita e gratuita, é de uma ajuda muito grande para nós, então só tenho a agradecer a esse programa”, afirmou.
*Com informações da assessoria
Mais de mil famílias deixarão áreas de risco para ocupar moradias seguras no AM
Mureta com vergalhões causa polêmica na Ponta Negra e propriedade é notificada
Manaus abre inscrições para mais de 2,4 mil vagas em creches públicas; saiba como fazer