O Governo subiu quatro posições e alcançou o quinto lugar no ranking nacional
Manaus (AM) – O Governo do Amazonas conquistou o selo diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ao cumprir 95,92% dos requisitos. Além disso, subiu quatro posições e alcançou o 5º lugar no ranking nacional em relação a outros governos de estados e o 2º lugar na região Norte. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, (13), em Brasília.
No total, na avaliação dos Poderes Executivos da esfera estadual, nove Estados alcançaram o selo diamante, considerado a marca máxima. Entre os Poderes Executivos no Amazonas, incluindo o Estado e as 62 prefeituras, o Governo do Amazonas foi o único a obter o selo diamante.
O Governo do Amazonas Segundo o governador Wilson Lima vem trabalhando de forma incessante para tornar a máquina do Estado mais eficiente.
“É importante destacar que quando a gente fala em melhoria na nossa gestão, como por exemplo deixando de imprimir processos, tornando-os apenas digitais, isso significa economia, eficiência e também a possibilidade do cidadão poder acompanhar tudo isso por meio dos nossos canais. Esse é o nosso trabalho que vem transformando a vida das pessoas”,
destacou Wilson Lima.
O objetivo do PNTP é promover a transparência, o acesso à informação e a prestação de contas no setor público baseado nas regras de transparência estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação, Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011 por meio dos dados disponibilizados nos Portais de Transparência.
“Quero agradecer ao governador Wilson Lima, pois ao garantir acesso à informação, o governo desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, democrática e responsável. Contribuindo para a eficiência e a equidade na alocação de recursos e fortalece a confiança nas instituições”,
afirmou o controlador-geral, Jeibson Justiniano.
A conquista do selo diamante revela o compromisso com a transparência pública e o engajamento da CGE na coordenação da política de transparência no Estado junto às Unidades Gestoras.
Sobre o programa
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
Os dados com os resultados de todos os estados estão disponíveis no site Radar da Transparência Pública:
*Com informações da assessoria
Polícia busca informações sobre duas pessoas que desapareceram na Zona Leste de Manaus
Mostra científica promove popularização da ciência em Codajás
Furtos de cabos de semáforo prejudicam trânsito de Manaus