Rio Negro voltou a vazar 2 centímetros
Nas últimas 24 horas, o Rio Negro voltou a mostrar movimentos de descida das águas após 11 dias de intensas subidas. Nesta quarta-feira (8), o nível do rio diminuiu 2 centímetros.
No último dia 1, o processo de enchente na região perdeu a força e mostrou a dar sinais de uma possível descida do nível. Atualmente, o Rio Negro está com 13,20 metros.
A pesquisadora em Geociências do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), Jussara Cury, disse em entrevista ao Em Tempo, que ainda não é possível afirmar que o processo de vazante terminou por conta deste atual fenômeno que atinge a capital amazonense.
“Isso pode indicar o final da vazante na região? Ainda não, essa fase agora seria de estabilidade dos níveis que estão muito baixos, podem apresentar oscilações e sua recuperação depende da permanência das subidas nas regiões do Alto Solimões e Alto Rio Negro, e do retorno do período de chuvas na bacia como todo”,
comentou a profissional.
Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 598 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias.
Período de transição dos rios no Amazonas alerta para grande cheia, aponta especialistas
Famílias de comunidades rurais afetadas pela seca recebem cestas básicas no AM
Amazonas tem 150 mil famílias afetadas pela seca severa